Would you say what's in your mind?

" - Fale somente quando falarem com você! - interrompeu a outra Rainha asperamente,
- Mas se todos obedecerem essa regra - retrucou Alice, pronta já a discutir - e se a senhora só fala quando lhe falam, e se todas as outras pessoas esperam sempre que a senhora comece, ninguém pode nunca dizer coisa alguma; e assim..."
(trecho do livro "Alice no País dos Espelhos", de Lewis Carroll)
Alice estava certa, e, na minha opinião, não existe melhor trecho que esse para ilustrar a comunicação entre as pessoas atualmente.
O que me surpreende é que a tecnologia avança, a cada dia surgem mais meios de comunicação, mais sites de relacionamentos, mais oportunidades para que as pessoas possam se expressar, manter contato, estabelecer relações e diálogos.
Porém, a cada dia elas fazem isso pior.
As conversas estão mais superficiais, as pessoas mais inseguras, ninguém quer sair da sua zona de conforto.
E eu pergunto: pra quê? No que isso vai dar?
O individualismo cresce, é como se cada criatura vivesse numa bolha, o seu mundo particular.
A comunicação está precária, e eu não estou falando de sinal de fumaça.
Temos celulares, computadores, entre outras coisas, mas a proximidade entre os indivíduos parece não mais existir.
Existe um vão, uma barreira.
É claro que existem diálogos.
Mas, em sua maioria, feitos de palavras vazias, pois a real intenção não é demonstrada, não existe transparência.
Como eu disse anteriormente, superficial.
E por que todo esse medo de mostrar a verdade?
A falta de comunicação é um problema grave, e vai crescendo cada vez mais, trancando os seres humanos num isolamento internamente, fazendo-nos viver com desconfiança e insegurança perante os outros.
Tendo dito tudo isso, eu simplesmente lhe peço:
Facilite as coisas, só fale o que está em sua mente :}

Nenhum comentário: